Como emagrecer 5 kg até o Natal: nutróloga ensina método e dá cardápio
Acrescentar gengibre com limão à rotina diária é uma das dicas para perder peso




















Além do Natal e do Ano-Novo, o final do ano representa a chegada do verão. Quem deixou a dieta de lado nas estações frias e quer acelerar a perda de peso para estar em forma das festas de final de ano pode adotar hábitos simples que emagrecem.

Segundo a nutróloga Dra. Liliane Oppermann, com apenas algumas mudanças na rotina e no cardápio é possível dizer adeus aos quilos extras antes do Natal.

Como emagrecer até o Natal




Jejum faz mal



A primeira dica da especialista para emagrecer com saúde  até o Natal é fazer substituições alimentares, que deixem o cardápio mais saudável e menos calórico, e nunca ficar muito tempo em jejum.



“Ficar sem comer desacelera o metabolismo e dificulta a queima de gordura”, explica. O truque é apostar nos lanches intermediários pouco calóricos, como uma maçã ou uma fatia de pão integral com queijo branco.

Alimentação saudável



Para perder peso rápido também é importante equilibrar a alimentação com a ingestão de saladas leves, uma fonte de proteína no almoço e no jantar, que deve ser um grelhado e a redução do consumo de carboidratos.

“A dica é substituir o arroz branco pela versão integral. Para desinchar com mais facilidade, o segredo é não diminuir ao máximo o consumo de alimentos com glúten”, explica a nutróloga.

“Também é essencial não consumir alimentos congelados, condimentos industrializados, embutidos e queijos “gordos” e doces. É importsmyr substituir esses itens ricos em gordura saturada, sódio e de alto valor calórico, que engordam e fazem mal à saúde.”, explica.



Zumba é uma ótima opção de dança para quem quer emagrecer rápido (Thinkstock)

Praticar atividade física



Segundo Liliane, algumas modalidades queimam mais calorias do que outras, mas é importante buscar uma atividade física que lhe dê prazer porque o que emagrece é a frequência da prática.

“Zumba é uma boa pedida porque uma aula pode queimar até mil calorias, assim como o Muay Thai e a corrida, que também são bons exercícios físicos aeróbicos”, completa.

Ainda de acordo com a especialista, o chamado “transport” também é uma boa opção de exercício que queima calorias e não tem alto impacto. “Para quem gosta de se exercitar na água, uma aula de natação de 50 minutos trabalha todos os músculos do corpo e queima cerca de 500 kcal”, diz.

Água saborizada para emagrecer






Outro hábito simples que ajuda a acelerar o metabolismo e o consumo de água saborizadapreparada com ingredientes termogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios, como é o caso do gengibre com limão.

“O gengibre acelera o metabolismo e é anti-inflamatório, o que ajuda a diminuir o estoque de gordura, principalmente abdominal, enquanto o limão é rico em antioxidantes que varrem as impurezas do organismo. Unir os dois ingredientes potencializa o processo de emagrecimento”, ensina.

Cardápio para emagrecer



Café da manhã: suco verde ou funcional

Lanche da manhã: uma torrada com uma fatia de queijo fresco + chá de hibisco

Antes do almoço: 30 minutos antes do almoço, tome um copo de água com limão

Almoço: 1/3 do prato de rúcula com tomate cereja + 3 colheres de sopa de brócolis com cenoura no vapor + 2 colheres de sopa de arroz 7 grãos + 1 peixe assado

Lanche da tarde: um iogurte desnatado com cinco morangos e uma colher de sobremesa de chia

Antes do jantar: 30 minutos antes do jantar tomar um copo de água com limão

Jantar: alface lisa com tomate e palmito + 6 unidades de aspargos + 2 colheres de sopa de quinoa + 1 carne assada

Ceia: uma xícara de chá de hortelã