Frango para a Ceia de Natal


Ingredientes:



  • 1 Frango inteiro com pele (+/- 2kg)

  • 1 cebola média em pedaços médios

  • 1 cenoura média em fatias finas

  • Salsa a gosto

  • Manteiga sem sal temperada com ervas (opções: sálvia, alecrim, salsa, tomilho, orégano)

  • Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer:



  1. Preaqueça o forno (convencional) a 250°C.

  2. Retire os míudos de dentro do frango e os coloque para ferver em uma panela com cerca de 2 litros de água temperada com sal.

  3. Escolha a assadeira para o frango e comece a trabalhar nele ali. Faça uma primeira camada de sal e pimenta para temperar a carne. Na sequência, espalhe bem a manteiga temperada em toda a superfície do frango e também por dentro da pele do peito (esse processo vai garantir a umidade da carne).

  4. Recheie o frango com a cenoura, a salsa, a cebola e um pouco de sal e pimenta. Depois, ate as pernas com auxílio de um barbante.

  5. Por fim, distribua as sobras de recheio na assadeira e despeje um pouco do caldo obtido da fervura das outras partes do frango.

  6. Deixe assar por cerca de 1h20min na temperatura de 250°C. De vez em quando, abra o forno e umedeça o frango com o caldo dos míudos, especialmente mais para o final, evitando que ressequem a carne e a pele.

  7. Para saber o ponto de servir, verifique, com um leve corte de faca, se carne está dourada e não apresenta pontos crus.



Passo a passo da preparação do frango.
Passo a passo da preparação do frango.


Bastante simples de preparar, em menos de duas horas você tem um frango delicioso. Para completar o prato, escolhi elementos bem rústicos e simples, que brincam com texturas e sabores: maçã, castanha-do-pará e salsa fresca. Você pode ser bem criativo nessa hora e adicionar ao prato outros acompanhamentos, como a tradicional farofa e também frutas secas.