Você já deve estar acostumada a utilizar alho e gengibre nas suas refeições, como tempero ou em aperitivos. Mas o que você ainda não sabe é  maravilhosa notícia que viemos lhe trazer.


O alho e o gengibre são os alimentos mais fáceis de se cultivar dentro da sua própria casa. E assim, nunca mais você vai precisar gastar dinheiro em supermercados, nem se preocupar que de repente você está sem um deles para cozinhar!


Então hoje viemos ensinar você a plantar e colher seus próprios ingredientes. Vamos lá?


Como você pode cultivar seu próprio gengibre?


gengibre-plantio


Quando as pessoas falam em gengibre, elas pensam que se trata de uma raiz, mas na verdade isso é um engano. O gengibre é um caule subterrâneo que só expande suas raízes para fora da terra em época de colheita.


Por isso é tão fácil cultivar o gengibre: cada pedacinho da sua raiz dá origem a uma nova planta de gengibre. Mas para dar início a esse ciclo é essencial ter uma raiz que possua um caule anexado a ela. Então quando você for comprar um gengibre para plantar, procure algum que já esteja perto de brotar.


 

Por se tratar de uma planta tropical, o gengibre adora temperaturas quentes e ambientes úmidos. Depois de plantar o seu gengibre, verifique se a raiz está apontada para cima, pois é nessa direção que ela precisa crescer.


Cozinhas e banheiros são ambientes perfeitos para o crescimento de gengibre, apesar de isso parecer estranho.  Após 10 meses do plantio, o gengibre já deve estar pronto para ser colhido. Lembre-se sempre de guardar algumas raízes para replantá-lo.


Como você pode cultivar seu próprio alho?


alho-plantio


Apesar de o alho não ter suas próprias raízes, é muito fácil plantá-lo e colhê-lo em casa, pois ao invés de se preocupar com plantio e colheita, a única coisa que você precisa fazer é esperar.


Nos supermercados, sempre que os dentes de alhos começam a brotar, eles são retirados, para que os alhos vendidos pareçam mais frescos. Mas vamos ao passo a passo, para você não errar em nada.


Quando você for plantar seu alho, assegure-se de escolher o dente que esteja mais perto de brotar. Coloque esse alho abaixo de 3 dedos de terra e cubra com cuidado. Não utilize muita água para regar essa terra, pois a umidade em excesso pode apodrecer o alho.


O melhor momento de plantar o alho talvez seja outubro, já que no verão as folhas costumam ficar amarelas e esse é o momento perfeito para a colheita. Em torno de 4 meses você já poderá estar colhendo alho!


Agora você já tem sua fonte infinita desses dois alimentos extremamente nutritivos.


O que você achou desse artigo? Lembre-se de compartilhá-lo com suas amigas.