1- INTRODUÇÃO




Quantas vezes você esqueceu a panela no fogo – talvez porque você estava distraído pela televisão ou recebeu um telefonema de repente – fazendo queimar o que estava preparando? Em situações como essas, o dano é duplo: não só é obrigado a jogar no lixo a iguaria à qual estava dedicando tamanha atenção, mas muitas vezes também a panela que você estava usando poderia ter se danificado por causa das manchas deixadas pelas queimaduras.




E se para o primeiro problema não existe uma solução, além de voltar ao trabalho e começar a receita novamente para o segundo problema, a situação não é tão ruim quanto você poderia pensar: remover as manchas de uma panela queimada de fato, é mais fácil do que você imagina. Não há necessidade de muito trabalho nem de usar esponjas muito abrasivas, cujo efeito seria apenas de estragar ainda mais e comprometer o fundo da panela. Vale a pena, então, conhecer um remédio – tão simples quanto eficaz – que pode ser usado em situações como estas.


 


 


2- O QUE É PRECISO PARA TIRAR AS MANCHAS DAS PANELAS QUEIMADAS


Tudo que você precisa para remover as manchas de queimado das panelas é um copo de vinagre branco, uma colher de bicarbonato de sódio e uma folha de papel alumínio. Isso mesmo: você não precisa de nenhuma outra coisa e tudo o necessário já está em casa. Estes ingredientes podem ser usados não somente para dizer adeus às manchas de queimado, mas também – por exemplo – para remover restos de comida que ficam grudados no fundo das panelas.


Em conclusão, se acontecer que na preparação de uma guloseima a panela usada fique incrustada nas bordas e na parte inferior, não se preocupe: as manchas mais resistentes podem ser removidas com a ação combinada do vinagre e do bicarbonato e com a ajuda de um pouco de papel de alumínio. Por outro lado, o mesmo procedimento também pode ser aplicado para as bandejas que acabam no forno: quantas vezes depois de cozinhar a massa no forno você tenta limpar manchas que simplesmente não querem sair e que são resistentes e difíceis de remover? Veja, então, o que deve-se fazer para ter a certeza de poder dizer adeus a todas as manchas.


 



3- COMO FAZER PARA TIRAR AS MANCHAS DAS PANELAS QUEIMADAS


Primeiro você precisa achar um ponto onde começar a trabalhar: o conselho é trabalhar na pia da cozinha, de modo que qualquer líquido que possa vazar não possa causar nenhum dano. Depois de colocar a panela na pia, despeje um pouco de vinagre brancodiretamente sobre a mancha, em seguida, adicione o bicarbonato de sódio. Agora, pegue uma folha de papel alumínio e amasse-o em uma bola, para realizar uma espécie de esponja caseira, que deve ser esfregada no local (ou locais).


Devido à combinação corrosiva do vinagre e do bicarbonato de sódio, remover a mancha não vai ser uma tarefa difícil e em poucos segundos você pode obter o resultado desejado. Sem ter que suar. Depois disso, não há mais nada a fazer, senão lavar a panela debaixo da água corrente quente e depois lavá-la como de costume, com um detergente para a louça. No caso você note a presença de um possível rastro, use novamente a bola feita com a folha de papel alumínio para remover os últimos rastros de sujeira, até que a operação de limpeza seja completa.