Ingredientes (2 pães grandes)

1 kg de farinha de trigo

2 envelopes de fermento para pão (seco)

3 copos americanos de água

6 colheres (de sopa) de leite em pó

3 ovos

1 xícara (de chá) de óleo

1 xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de sobremesa) de sal

3 xícaras (de chá) de frutas cristalizadas

2 xícaras (de chá) de passas sem sementes

1 gema para pincelar

Modo de Preparo

Primeiro comece fervendo as frutas cristalizadas com as passas nos 3 copos de água. Deixe esfriar.

Depois de frio, passe pela peneira e reserve as frutas. Vamos usar a água para fazer a massa. Meça 3 copos do líquido que você ferveu as frutas, se não der, complete com água. Coloque o líquido no liquidificador junto com o leite em pó, o fermento, os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata somente o tempo para misturar.

Coloque o líquido do liquidificador em um recipiente e acrescente a farinha aos poucos. Depois despeje a massa sobre a mesa polvilhada com farinha de trigo e sove a massa bem.

Polvilhe as frutas com farinha de trigo e junte na massa. sove mais um pouco e divida em duas partes (para fazer dois pães).

Você pode colocar a massa em uma forma para fermentar ou você pode fazer uma trança como a Marcella fez. Ela dividiu a massa em três partes, fazendo três rolos (como na foto abaixo) e daí fez a trança (como se faz no cabelo). Coloque as tranças em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe descansando em um lugar sem vento por uma hora e meia ou até ele praticamente dobrar de tamanho. Depois pincele por cima dos pães com a gema e leve ao forno médio (uns 200 graus) até ele ficar dourado.

Pão Natalino

Como eu falei, essa receita rende que é uma beleza, dá dois pães bem grandes ou quatro menores. Você pode por exemplo, usar um e dar o outro de presente. É só embalar em papel celofane, fazer um lindo laço e pronto, uma delícia de presente.

Fonte: http://www.aquinacozinha.com/pao-natalino/#ixzz3MowhYAac