Todos as mulheres que passam por um parto de cesárea tem a grande dúvida de quanto tempo leva para cicatrizar por dentro.


A cesárea requer um corte que atinge sete camadas de pele até alcançar o bebê. Essas camadas recebem pontos, sendo a última camada superficial, aquela que fica a cicatriz. A técnica usada para fechar a incisão com pontos internos (ou pontos intradérmicos) não afeta a superfície da pele (Homea).


Entretanto, muitos cirurgiões não usam muito essa técnica, caso a pele já teva tido outras cicatrizes, os pontos externos são os mais indicados, para evitar riscos de infecção e a possibilidade de abertura dos pontos. Há um fio chamado monocryl muito usado para o fechamento da incisão, o procedimento é realizado dentro da pelo, porém, não é removido posteriormente, uma vez que é absorvido pelo corpo.


Quanto aos pontos feitos com fio de náilon são removidos após de uma semana ou 15 dias. Com esse procedimento é necessário tomar muito cuidado, pois pode resultar em alguma inflamação. Os pontos retirados são feitos pelo obstetra, quando puxados as pontos do fio.


As cicatrizes por dentro devem ter o dobro de cuidado, uma vez que é necessário cicatrizar todas as sete camadas, assim não corre o risco de abrir, por isso é importante aguardar o tecido interno ser cicatrizado. Depois do processo ocorre a fibrose, é o que deixa um pequeno inchaço acima da cicatriz. Quando passamos por um número grande de cesárias, a fibrose aumenta.


Quanto ao tempo de recuperação, depende de mulher para mulher, pois cada uma tem seu tempo. Existe casos de mulheres que levantam-se horas após a cirurgia, enquanto outras precisam de um tempo maior de recuperação.


Em um modo geral, a mãe fica junto ao bebê e são liberados em 3 dias, caso ambos estiverem bem. Alguns casos são necessários aguardar por mais tempo no hospital. Durante a recuperação em casa, é preciso que a mãe evite esforços, principalmente nos primeiros dias.


A camada superficial leva de 7 a 10 dias para fechar, já as inferiores devem carecer de mais tempo para curar. Por conter colágeno, a última camada de pele precisa de meses para cicatrização total, por esta razão, a demora para cicatrizar uma cesárea é por volta de 6 meses.


Há cesáreas feitas com pontos colados, eles são realizados nas camadas internas da pele, porém, na camada superficial é aplicado cola cirúrgica e apenas dois pontos, em cada extremidade da incisão, após alguns dias da recuperação, os pontos internos são absorvidos.


Caso haja inflamação da cesárea, devido alguma infecção, se não houver algum cuidado ou tratamento, pode haver sérios riscos a saúde da mãe. Para que isso seja evitado, normalmente os médicos receitam algum antibiótico, ou apenas uma drenagem na ferida.


Os sinais que devem ser observados e que podem indicar uma cesárea inflamada são os seguintes: Vermelhidão, Secreção, Dor, Inchaço, Maior sensibilidade na área, Aumento da temperatura local.


Caso seja observado algum desses sintomas é preciso avisar o médico imediatamente, para evitar que ocorra uma inflamação mais séria.


Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.