Alguns desses mitos são bem engraçados e as pessoas chegam mesmo a querer acreditar neles. Você já deve ter escutado alguém dizendo “minha orelha está vermelha, estão falando de mim”. Contudo, esta teoria apenas sobrevive porque não conhecemos o verdadeiro motivo de as orelhas se esquentarem.

Existe ainda a ideia de que se for a orelha direita que está esquentada, então estão falando bem, mas se for a esquerda, estão falando mal.

Mas afinal de contas porque ficamos com as orelhas vermelhas?

Esse acaso está associado ao sistema nervoso do homem.

Segundo a ciência, as nossas orelhas ficam quentes quando o sangue se está deslocando. Os vasos se dilatam de forma natural, expandindo e possibilitando a passagem do sangue em maior quantidade.

Ao longo do tempo em que os vasos sanguíneos permanecem dilatados, a parte do corpo em que esse fenômeno ocorre parece quente e vermelha (pode ser em qualquer parte do corpo, embora os efeitos não sejam tão visíveis). O lóbulo da orelha é o primeiro a ficar vermelho e quente e, só depois, é que a vermelhidão se espalha por todo o órgão. A vasodilatação deixa a orelha vermelha, o que propicia a sensação de queimação e irritabilidade. A febre, o álcool ou as enxaquecas também levam à dilatação.

Outras das causas para a orelha ficar vermelha relacionam-se com estresse, nervosismo, raiva, alergias, desequilíbrios hormonais e/ou humilhação.

No caso de estresse, as zonas afetadas são normalmente o rosto e as orelhas. Se você passar por algum momento de grande intensidade ou alguma situação invulgar, você tenderá a se sentir quente e as orelhas poderão ficar vermelhas. O mesmo acontece quando você se sente nervosa (como por exemplo, quando vai a uma entrevista de emprego).

Em caso de humilhação, se você passar por uma situação embaraçosa, a sua orelha terá tendência a esquentar. Já em momentos de raiva, se você tiver uma briga e tentar esconder a raiva, o seu corpo tenderá a manifestar-se fisiologicamente.

Em caso de reação alérgica a brincos, metais ou outro tipo de materiais, as suas orelhas podem ficar vermelhas e também infecionar.

Uma coisa é certa, pode ficar ficar descansada. Se você tiver as orelhas quentes não é porque os outros estão cochichando sobre si.